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quinta-feira, 10 de março de 2016

Aprendendo as horas-EMEIF SANTA LUZIA-SÍTIO LAGOA-BARBALHA-CE

Estratégias e recursos da aula
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação. Para tanto, alfabetização precisa abarcar os conceitos do letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita. Dessa forma, se faz necessário que o professor proponha a seus alunos leitura e produção textual de temas ligados ao seu cotidiano, para que compreendam a importância social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles já são participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem.
Os alunos precisam entender a função da leitura e da escrita para a sua vida e de sua comunidade. Portanto, o professor precisa trabalhar temas que sejam significativos para eles, pois, dessa forma, haverá maior possibilidade dos alunos se interessarem pelos conteúdos propostos. Ao realizarem atividades referentes às horas, eles têm oportunidade de terem acesso a um trabalho significativo, pois convive com esse tema em seu dia a dia.
Professor, aprender a ler as horas é uma estratégia para o trabalho com medidas de tempo, que deve estar relacionado à sua função social e ao cotidiano da sala de aula. Você deve, sempre que possível, situar os alunos no tempo, programando e socializando a sua rotina. Trabalhar com relógios e com a leitura das horas é bem interessante porque pode ser realizado na prática, além da teoria. Os alunos se encantam com a descoberta de que já podem ler as horas e comemoram isso de forma bem positiva.
A proposta dessa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa porque leva em consideração alguns dos direitos da aprendizagem do ensino de Matemática do Brasil (2012, p. 28) ao afirmar que o aluno deve saber “identificar números nos diferentes contextos em que se encontram, em suas diferentes funções como medida de grandezas (3 dias, etc.)” e ainda de acordo com Brasil (2012, p. 30) “selecionar e utilizar instrumentos de medida apropriados à grandeza a ser medida (por exemplo: tempo)” e “leitura de horas, comparando relógios digitais e de ponteiros”. Bem como, de acordo com Brasil (2012, p. 29) “contar em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc., a partir de qualquer número dado”.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade na sala de aula. Ano 1 : unidade 4. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de set. 2013.

   Reconhecer diferentes instrumentos para medir o tempo;
·        Identificar hora e meia hora;
·        Identificar horas exatas no relógio digital e analógico;
·        Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
·        Fazer os registros nos cadernos.

Curiosidade sobre o relógio:  

Medir o tempo sempre foi uma necessidade do homem. Ao longo da história, foram inventados diversos aparelhos para medi-lo.

g

Professor, explique para seus alunos sobre o uso do relógio no nosso dia a dia. Questione-os se sabem fazer a leitura das horas, se em casa há muitos relógios e se a família tem costume de usar no seu dia a dia. Aproveite este momento para que os alunos possam falar sobre suas vivências. 
Professor, registre na lousa ou caso a escola disponibilize cópias, distribua para os alunos com a explicação sobre o uso do relógio. É importante que leve para a sala de aula um relógio de parede para ensinar aos alunos que não sabem fazer a leitura das horas, de preferência o relógio com ponteiros, pois é o que os alunos costumam ter mais dificuldade em ler. 

Uso do relógio 

Medindo o tempo

Usamos o relógio para medir o tempo. O relógio indica as horas e minutos. Nos relógios de ponteiros, o ponteiro pequeno marca as horas, o ponteiro grande marca os minutos.
Exemplo: O ponteiro grande apontado para o 12, ele marca minuto.
O ponteiro pequeno apontado para o 1 ele marca horas.
Quando o ponteiro grande aponta para o 12, as horas são exatas.
O 12, nesse caso, marca “zero” minutos.
Então o relógio está marcando 1 hora.


O dia é dividido em 24 horas, por isso o relógio é dividido em 12 horas. Ao longo de um dia, os ponteiros do relógio fazem duas voltas completas.
Por que o relógio tem 12 horas e não 24 horas?
Porque dividir o relógio em 24 horas ficaria confuso, por causa da quantidade de números. Então dividiu-se em 12 horas, 12 horas de “dia” e 12 horas de “noite” .
O ponteiro grande marca os minutos que são contados de 0 a 60, porque a hora tem 60 minutos.
Para contar os minutos, observamos as marcas menores do relógio. Elas não são numeradasVeja a figura abaixo:

f
Fonte: DANTAS, Sergio. et al. A escola é nossa. Matemática. 3º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2003. p. 141. (Coleção: A escola é nossa.).

Os números que aparecem fora do relógio correspondem aos minutos, indicados pelo ponteiro maior a cada volta. Neste caso o relógio está marcando:
8 horas e 40 minutos
Observando o relógio acima podemos também perceber que cada 1 hora tem 60 minutos e que metade de 1 hora são 30 minutos.
1 hora = 60 minutos

Regrinha importante

Professor, explique para os alunos que após o meio-dia (12 horas), podemos ler as horas do relógio de duas maneiras diferentes. 

l


Jogo da memória das horas


 Regras do Jogo 

1 - Embaralhar as peças;
2 - Organizar as peças, com os relógios virados para baixo, em fileiras com a mesma quantidade;
3 - Decidir a ordem de cada jogador;
4 - O jogador levanta duas peças de modo que todos os outros possam visualizar;
5 - Quando levantar as peças com a hora do relógio digital igual à hora do relógio de ponteiro o jogador  forma um par e ficar com ele;
6 - Quando formar um par o jogador  tem direito de jogar outra vez;
7 - Quando não consegue levantar peças iguais o jogador deve colocá-las na posição original;
8 - Ganha o jogo quem conseguir formar mais pares. 
  
04:30
12:30
08:30
10:30
02:30
01:30
03:30
11:30
07:30
05:30
Fonte: Sítio: “Tempo, relógios e calendários. Link. Jogo da memória”. Disponível em: <http://escolovar.org/mat_tempo.htm>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

Professor, após o jogo peça para os alunos relatarem suas experiências com esta atividade, o que observaram e se gostaram do jogo.
Proponha aos alunos a construção de um relógio, passe o vídeo que ensina a fazer o relógio, distribua para os alunos os materiais para a confecção do relógio, caso em sua sala de aula não tenha os materiais necessários, improvise com outros materiais alternativos ou solicite para coordenação/direção. 



l


aap

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Avaliação
Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se conseguiram: produzir textos a partir da releitura; compreenderam as características dos gêneros textuais estudados; identificaram as horas e os minutos; conseguiram assimilar a diferença do relógio digital e analógico; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, mas com uma visão critica, por isso é importante à valorização do trabalho do aluno, seus avanços e suas 

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para que esta aula seja realizada é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias e que eles sejam capazes de expor o que pensam. Além disso, é preciso que tenham habilidades de leitura e de escrita e saibam fazer cálculos matemáticos básicos.




Avaliação
A avaliação nessa aula tem caráter formativo, pois o professor deve acompanhar todos os dias, a todo o momento, a aprendizagem ou a não aprendizagem de seus alunos, observando como estão participando das discussões em sala de aula, como estão escrevendo, como realizam as atividades propostas. Para tanto, faça registros individuais dos alunos. Avalie seus avanços e confirme o domínio da leitura e da escrita. Ao perceber que uma expectativa em relação à aprendizagem não foi realizada por um aluno ou pelo grupo, é recomendável retomar o que está sendo ensinado e relacionar com o que o aluno já conseguiu dominar e avançar o conteúdo conforme o aluno vai compreendendo o que está sendo apreendido.
Analise se o aluno conseguiu: perceber a importância das horas para as pessoas se programarem durante o dia; utilizar o relógio para ler as horas e os minutos; identificar as 24 horas do dia, relacionando-as com o seu cotidiano; desenvolver a linguagem oral e escrita e desenvolver habilidades relativas à fala por meio de interação e de sua participação nas diversas atividades propostas.

























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