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quarta-feira, 20 de abril de 2016

Por que é importante os pais participarem da vida escolar dos seus filhos? Esse foi o tema da reunião com os pais dos alunos do quinto ano da professora Simone Pauluke na escola :EMEIF SANTA LUZIA


A qualidade da escola brasileira começa dentro de casa. Quando os pais estimulam o aprendizado e participam da vida escolar, as crianças se alfabetizam com facilidade, obtêm notas melhores, permanecem por mais tempo no sistema de ensino e alcançam renda superior na idade adulta.
Reunião dos Pais aconteceu no dia 19 de abril de 2016, ás 7h15 da manhã , na EMEIF SANTA LUZIA-BARBALHA-CE

A participação dos pais no cotidiano escolar dos filhos é um fator determinante para o desempenho do aluno na escola, tornando a família a instituição importante no processo ensino-aprendizagem.


A parceria entre família e escola é essencial para o crescimento da pessoa, pois essas duas instituições são responsáveis por preparar o indivíduo para atuar na sociedade. Desta maneira, esse item apresentar-se sobre a participação dos pais no cotidiano escolar.
De acordo com Rocha e Macedo (2002), o envolvimento dos pais nas escolas gera efeitos positivos nos pais e nos professores, nas escolas e na sociedade. Os pais que contribuem frequentemente com a escola permanecem mais motivados para se submergirem nos processos atualização profissionais e assim, aperfeiçoam a sua autoestima como pais.    
A família exerce o principal papel na modificação da conduta dos filhos no meio social. É nela que a criança adquire conhecimentos para se adaptar em diferentes meios, independentemente da cultura e das regras impostas, pois a família é responsável por educar os indivíduos para viver em sociedade.


A participação de pais na vida escolar dos filhos é reconhecida por muitos professores como um fator importante para o rendimento do aluno em sala de aula, influenciando, portanto no desempenho das atividades educativas

Durante a reunião dos pais com os alunos do quinto ano da EMEIF SANTA LUZIA, vários assuntos foram abordados como: pontualidade, assiduidade, a presença dos pais na vida escolar de seu filho etc.


O estimado Diretor Jorge Ney, ressaltou que a escola precisa do apoio dos pais , participando das reuniões, colaborando com seu filho na resolução das tarefas, e mais uma vez disse que a escola estará sempre de portas abertas para receberem os pais, a qualquer hora e momento. 

Na ocasião os pais receberam as notas bimestrais de seu(a) filho(a).

sexta-feira, 1 de abril de 2016

SEMINÁRIO SOBRE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS -ALUNOS DO QUINTO ANO PROFESSORA SIMONE PAULUKE -EMEIF SANTA LUZIA -BARBALHA-CE

Durante a manhã de segunda-feira dia 01 de abril de 2016, os alunos do quinto ano ensino fundamental I, regidos pela professora Simone Pauluke, apresentaram o Seminário sobre os Sólidos Geométricos, para a turma do quarto ano  sob orientação do professor João Cipriano.

Na ocasião os alunos confeccionaram os sólidos geométricos em equipe, fizeram uma explanação de cada planificação, a montagem do sólido geométrico. Em seguida os alunos puderam diferenciar os poliedros dos corpos redondos. Figuras planas e não planas. 



Sólidos Geométricos


Introdução

Um sólido geométrico é uma região do espaço limitada por uma superfície fechada. Há dois tipos de sólidos geométricos.

Poliedros

Poliedro é um sólido geométrico cuja superfície é composta por um número finito de faces, em que cada uma das faces é um polígono. 
Os seus elementos mais importantes são as faces, as arestas e os vértices.

Aos objectos que nos rodeiam e que apresentam as mais diversas formas, ocupando no espaço um certo lugar e tendo uma forma imutável desde que não seja exercida nenhuma acção particular sobre eles, chamamos sólidos.  


São exemplos de sólidos geométricos: o Cubo, o Paralelepípedo, o Prisma, a Pirâmide, o Cilindro, o Cone, a Esfera....

Exemplos deles incluem: 
  
  1. Tetraedro 
  2. Cubo
  3. Octaedro
  4. Dodecaedro
  5. Icosaedro
Não poliedros

São todos os demais sólidos geométricos que não se encaixam na categoria de poliedro, ou seja, ao menos uma de suas faces não é um polígono.
Exemplos deles incluem:
  1. Esfera 
  2. Cone 
  3. Elipsóide 
  4. Cilindro
  5. Toro
  6.  
     
Cubo

 
Este sólido geométrico chama-se  cubo
É um prisma em que todas as faces têm a forma de quadrados.
Este sólido geométrico tem: 8 vértices, 12 arestas e 6 faces.





     
     
     
     
     
     
     
Paralelepípedo


Chamamos paralelepípedo a este prisma. 
Todas as suas faces têm a forma de rectângulos.
Tem 8 vértices, 12 arestas e 6 faces.




















Pirâmide Triangular

Este sólido geométrico denomina-se pirâmide triangular porque a sua base é um triângulo. 
Tem 4 vértices, 6 arestas, 4 faces e 1 base.













Pirâmide Quadrangular 

Chamamos pirâmide quadrangular a este sólido pois tem um quadrado na sua base.
Tem 5 vértices, 8 arestas, 5 faces e 1 base.




















Cone

O cone está limitado por uma superfície curva.
Tem uma base na forma de circunferência e tem 1 vértice.
















Cilindro

Este sólido geométrico chama-se cilindro.
Encontra-se limitado por uma superfície curva e tem duas bases com a forma de circunferências.











Prisma Triangular


Este sólido geométrico é chamado prisma triangular porque as suas bases são triângulos.
Tem 6 vértices, 9 arestas, 5 faces e duas bases.




















Esfera

A esfera é um sólido geométrico limitado por uma superfície curva.
A sua forma é esférica; não tem bases, não tem vértices e não tem arestas.














Prisma Quadrangular

O prisma quadrangular tem nas suas bases quadrados.
Tem 8 vértices, 12 aresta, 6 faces e duas bases.















Prisma Pentagonal

Este sólido chama-se prisma pentagonal, porque as suas bases são pentágonos.
Tem 10 vértices, 15 arestas, 7 faces e duas bases.
















Pirâmide Pentagonal
 
A base da pirâmide pentagonal é um pentágono.
Tem 6 vértices, 10 arestas, 6 faces e 1 base.
















Se observarmos cada figura citada acima, iremos perceber que cada uma tem a sua forma representada em algum objeto na nossa realidade, como:

Prisma: caixa de sapato, caixa de fósforos.
Cone: casquinha de sorvete.
Cilindro: cano PVC, canudo.
Esfera: bola de isopor, bola de futebol.

Essas figuras ocupam um lugar no espaço, então a geometria espacial é responsável pelo cálculo do volume (medida do espaço ocupada por um sólido) dessas figuras e o estudo das estruturas das figuras espaciais.
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