Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Lealdade e Perseverança são as bases da fidelidade. Aprendendo lições valiosas com os recabitas.


O que é Fidelidade: É a característica de quem é fiel em sua fé ou crença.
O profeta condena os judaítas por não seguirem o exemplo de fidelidade dos recabitas.
O Deus do universo que conhece todos os homens e sabe o que cada um faz, enviou Jeremias à casa dos recabitas.   Quem eram os recabitas?Segundo o Livro de Jeremias (cap. 35), os recabitas eram descendentes de Jonadabe, filho de Recabe, o queneu, o qual viveu por volta do Século IX a.C. e ensinou seus parentes a se absterem de vinho, bem como não edificarem casas ou praticarem a agricultura. A orientação de Deus a Jeremias era para os levarem à casa do SENHOR, à uma das câmaras, as quais eram usadas como depósitos (veja 1 Rs 6.5; Ne 13.4-5) e dentro dela era para oferecer vinho aos recabitas.
Jeremias, o profeta, tomou a Jaazanias, filho de Jeremias - e ele tomou alguns deles com seus irmãos e filhos e os introduziu na casa do Senhor em local bem específico, na câmara dos filhos de Hanã, filho de Jigdalias, homem de Deus (designação comum para um profeta – I Rs 12:22), a qual estava junto à câmara dos príncipes que ficava sobre a câmara de Maaséias, filho de Salum, guarda do vestíbulo e ali, diante deles, colocou taças cheias de vinhos e copos à vontade. Em seguida, vem o convite efusivo de Jeremias, em obediência ao Senhor, aos recabitas: BEBEI VINHO! – vs. 5.
Naquele momento, eles responderam, sem titubear a Jeremias que não beberiam vinho e explicou o porquê.
O voto feito por Jonadabe, filho de Recabe, consagrou seus descendentes a um estilo de vida nômade caracterizado por habitações temporárias e abstenção de vinho. Um compromisso assumido voluntariamente e não uma exigência da lei mosaica (Dt 6.10-11; 7.13)  semelhante, portanto, a um voto nazireu (Nm 6.2-3,20; Jz 13.4-7).
O profeta Jeremias ordena os recabitas a beber vinho. Não era propósito de Jeremias ensinar o povo a tomar vinho, mas constratar a obediência dos recabitas com os israelitas que não obedeciam ao seu Deus.
. Enquanto os Recabitas ouvem e obedecem uma ordem remota de 300 anos de um pai terreno, o povo de Deus não ouve a ordem diária de Deus. 
Nossa fidelidade produz alegria em Deus.  Com a lição dos recabistas concluímos que é necessário recusar os manjares deste mundo que nos leva a morte espiritual. E ser fiel á Deus em tudo. E servir a Ele com todo nosso entendimento.

CONCLUSÃO:
Fidelidade em qualquer situação só é possível mediante o temor reverente e confiança em Deus (Jeremias 35:13).
Fidelidade em qualquer situação é o que um Deus amoroso e fiel espera daqueles que se comprometem com Ele (Jeremias 35:14-16)
Fidelidade em qualquer situação recebe aprovação e a bênção de Deus, enquanto que a infidelidade traz maldição (Jeremias 35:17-19).


 16-01-2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Páginas

Postagens populares

Seguidores

BIBLIOTECA DA URCA CRATO CE

BIBLIOTECA DA URCA CRATO CE

CARIRI SHOPPING JUAZEIRO DO NORTE-CE

CARIRI SHOPPING JUAZEIRO DO NORTE-CE

VAMOS COMEMORAR

VAMOS COMEMORAR