Estratégias e recursos da aula
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertaProfessor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos. Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação. Para tanto, alfabetização precisa abarcar os conceitos do letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita. Dessa forma, se faz necessário que o professor proponha a seus alunos leitura e produção textual de temas ligados ao seu cotidiano, para que compreendam a importância social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles já são participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem. Os alunos precisam entender a função da leitura e da escrita para a sua vida e de sua comunidade. Portanto, o professor precisa trabalhar temas que sejam significativos para eles, pois, dessa forma, haverá maior possibilidade dos alunos se interessarem pelos conteúdos propostos. Ao realizarem atividades referentes às horas, eles têm oportunidade de terem acesso a um trabalho significativo, pois convive com esse tema em seu dia a dia. Professor, aprender a ler as horas é uma estratégia para o trabalho com medidas de tempo, que deve estar relacionado à sua função social e ao cotidiano da sala de aula. Você deve, sempre que possível, situar os alunos no tempo, programando e socializando a sua rotina. Trabalhar com relógios e com a leitura das horas é bem interessante porque pode ser realizado na prática, além da teoria. Os alunos se encantam com a descoberta de que já podem ler as horas e comemoram isso de forma bem positiva. A proposta dessa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa porque leva em consideração alguns dos direitos da aprendizagem do ensino de Matemática do Brasil (2012, p. 28) ao afirmar que o aluno deve saber “identificar números nos diferentes contextos em que se encontram, em suas diferentes funções como medida de grandezas (3 dias, etc.)” e ainda de acordo com Brasil (2012, p. 30) “selecionar e utilizar instrumentos de medida apropriados à grandeza a ser medida (por exemplo: tempo)” e “leitura de horas, comparando relógios digitais e de ponteiros”. Bem como, de acordo com Brasil (2012, p. 29) “contar em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc., a partir de qualquer número dado”. BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade na sala de aula. Ano 1 : unidade 4. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de set. 2013. |
Curiosidade sobre o relógio:
Medir o tempo sempre foi uma necessidade do homem. Ao longo da história, foram inventados diversos aparelhos para medi-lo.
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Jogo da memória das horas
Regras do Jogo
1 - Embaralhar as peças;
2 - Organizar as peças, com os relógios virados para baixo, em fileiras com a mesma quantidade;
3 - Decidir a ordem de cada jogador;
4 - O jogador levanta duas peças de modo que todos os outros possam visualizar;
5 - Quando levantar as peças com a hora do relógio digital igual à hora do relógio de ponteiro o jogador forma um par e ficar com ele;
6 - Quando formar um par o jogador tem direito de jogar outra vez;
7 - Quando não consegue levantar peças iguais o jogador deve colocá-las na posição original;
8 - Ganha o jogo quem conseguir formar mais pares.
Fonte: Sítio: “Tempo, relógios e calendários. Link. Jogo da memória”. Disponível em: <http://escolovar.org/mat_tempo.htm>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
Professor, após o jogo peça para os alunos relatarem suas experiências com esta atividade, o que observaram e se gostaram do jogo.
Proponha aos alunos a construção de um relógio, passe o vídeo que ensina a fazer o relógio, distribua para os alunos os materiais para a confecção do relógio, caso em sua sala de aula não tenha os materiais necessários, improvise com outros materiais alternativos ou solicite para coordenação/direção.
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