Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de abril de 2018

SEQUENCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NO MÊS DE ABRIL DE 2018 GEOMETRIA SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EMEIF SANTA LUZIA PROFESSORA SIMONE PAULUKE

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS :SEQUENCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS DO QUINTO ANO FUNDAMENTAL I ESCOLA Emeif Santa Luzia, Essa sequência foi aplicada durante sete dias no mês de abril de 2018. Espero que ajude.
JUSTIFICATIVA
1-O QUE MOTIVOU A OPÇÃO PELA SITUAÇÃO DIDÁTICA?
Sabemos que a Geometria aborda diversas situações relacionadas à forma. O objetivo de ensinar Geometria aos alunos está ligado ao sentido de localização, reconhecimento das figuras geométricas, manipulação das formas geométricas, representação espacial e estabelecimento de propriedades.
Uma base consolidada, objetiva uma maior facilidade nos conteúdos posteriores. As figuras e os sólidos geométricos são primordiais para o sucesso do aluno nas séries seguintes. Sabendo que constitui uma parte indispensável á formação cultural do ser humano moderno, porque o mundo das formas está em nosso redor, de fato que a matemática está totalmente envolvida em nosso cotidiano. Através desse projeto os alunos possam adquirir competências, utilizar as habilidades de interpretar, produzir e entender que a geometria faz parte do nosso dia a dia.
OBJETIVOS
2-QUAIS OS OBJETIVOS PREVISTOS
 D46 Identificar o número de faces, arestas e vértices de figuras geométricas tridimensionais representadas por desenhos
 Identificar e classificar figuras planas: quadrado, retângulo e triângulo destacando algumas de suas características (números de lados e tipos de ângulos).
 D49 Resolver problema envolvendo semelhança de figuras planas.
 D52 Identificar planificações de alguns poliedros e/ou corpos redondos.
 D60 Resolver problema que envolva cálculo do perímetro de polígonos, usando malha quadriculada ou não
 Estabelecer relação com os objetos do cotidiano e os sólidos geométricos
 Construir polígonos, corpos redondos e sólidos geométricos e suas planificações.
 D21 Reconhecer o gênero discursivo ( LENDA)
3-METODOLOGIA/ DIDÁTICA DA AULA
1° DIA: Gênero Textual Lenda. Irei apresentar aos alunos A LENDA DO TANGRAM, falar sobre o gênero Lenda, em seguida distribuirei aos alunos o desenho do TANGRAM para que possam colorir recortar e montar uma figura utilizando as sete peças. Após, os alunos irão apresentar a figura para os colegas. Em seguida, falarei sobre as sete peças do TANGRAM formados por triângulos pequenos, grandes, um quadrado e um paralelogramo. Explicarei para os alunos que o quadrado e o paralelogramo possuem dois pares de lados, Ou seja, não se cruzam, formando paralelos. Explicarei que os polígonos são figuras dimensionais formadas por linhas fechadas segmentos de resta que não se cruzam a não ser em suas extremidades. Esses segmentos de reta nos polígonos são chamados de lados, assim, outra definição, mais comum que a primeira, é a seguinte: polígonos são figuras geométricas inteiramente formadas por lados.
Em outras palavras, para que uma figura seja considerada um polígono, ela não pode conter qualquer lado que faça curva, dois de seus lados não podem cruzar-se e a figura não pode ter aberturas. Os alunos em dupla receberão o jogo do TANGRAM e irão formar outras figuras. Em uma folha de papel ofício os alunos irão construir diversos polígonos utilizando palitos de fósforo. Após irei passar uma atividade para casa relacionada ao conteúdo estudado, página 49, 50 do livro Girassol quinto ano. Solicitar para que eles possam reler à página 48 onde fala sobre a definição dos polígonos.
2° DIA: Continuação da aula anterior, corrigir as atividades de casa, identificar as dificuldades em seguida fazer perguntas como: Os que são polígonos, como podem identificá-las, solicitar para que possam desenhar no caderno os polígonos: triângulo, quadrilátero, pentágono, hexágono etc. Novamente falar que os polígonos são figuras fechadas formadas por segmento de reta e são caracterizados pelos segmentos elementos: ângulo, vértice, diagonal e lados. De acordo com o número de lados a figura é nomeada. Após a explicação os alunos irão confeccionar figuras tridimensionais utilizando massinha de modelar e palitos de fósforos.
No livro PNLD GIRASSOL página 44, explicar os diversos tipos de ângulos conforme a sua abertura como: RETO, cuja medida é igual a 90º; ângulo AGUDO, cuja medida é menor que 90º e maior que 0;ângulo OBTUSO, cuja a medida é maior que 90º e menor que 180º;ângulo raso cuja a medida é igual a 180º; ângulo GIRO, cuja a medida é 360º giro completo; ângulo NULO, é aquela medida igual a 0º. Após, os alunos irão resolver a atividade da página 45 e 46. Atividade para casa os alunos irão pesquisar em livro, internet sobre os sólidos geométricos e anotarão as pesquisas no caderno, e trarão para a aula objetos que representam corpos redondos ex: copos, garrafas,lápis e caixas de sapatos, cx de café , pasta de dente e de remédio que identificam os poliedros.
3º DIA: Com os objetos trazidos de casa e respectivamente as pesquisas dos alunos, falarei que a geometria está por toda parte e que os objetos que trouxeram representam uma figura tridimensional que possui: largura, altura e profundidade e que possui arestas, vértices e faces e que são figuras espaciais, possuem faces planas que não rola e não planas que rola, dependendo do objeto sua base pode ser quadrada, retangular, pentagonal, hexagonal etc. Usarei o método mnemônico para que os alunos identifiquem as faces, arestas e vértices através da música:
: “Arestas são as linhas ___, faces são as frentes, vértices são os pontos.”°.
Os alunos com os objetos em mãos irão identificar e nomear os sólidos e os corpos redondos, após isso irão desmontar as caixas, onde explicarei que a figura desmontada é chamada de planificação. Atividade para casa os alunos em dupla ou em grupo irão pesquisar os sólidos geométricos os polígonos e irão dar uma aula como tema; Professor por um dia.
4º DIA: Irei mostrar em diversos vídeos um resumo de tudo o que os alunos viram sobre os sólidos geométricos, polígonos, planificação etc.
Após isso, tirarei as dívidas dos alunos sobre a aula que eles irão apresentar, falar mais um pouco sobre o conteúdo, e entregarei uma folha com um alguns sólidos e sua classificação para facilitar a pesquisa. Após isso os alunos irão desenhar no caderno os ângulos: reto, agudo, obtuso, raso, e nulo em seguida classificarão quanto ao grau.
5º, 6º, 7º, DIAS: OS alunos em dupla ou em grupo irão dar uma aula apresentando suas pesquisas e tirando as dúvidas. Após todas as apresentações os trabalhos serão expostos no pátio da escola. As aulas que os alunos ministraram e os conteúdos explanados durante o projeto estarão acessíveis na internet
.
RELATO DA EXPERIÊNCIA
O projeto desenvolvido com os alunos do quinto ano da EMEIF SANTA LUZIA foi desafiador, pois o próprio livro adotado não tem subsídios para o conteúdo proposto segundo os descritores da série como as figuras tridimensionais, corpos redondos. Porém, sabemos que o professor não pode se deter apenas ao livro, antes de tudo ele precisa ser um pesquisador buscando sempre trazer para a sala de aula coisas novas para que o aluno sinta-se motivado à aprender
Contudo pode-se perceber o entusiasmo de toda a turma em pesquisar os sólidos geométricos, até os alunos com deficiência estavam engajados em desenvolver o conteúdo proposto. A família foi fundamental no processo de pesquisa, colaborando na preparação das atividades. O envolvimento dos pais nas atividades propostas foi notório para a consolidação do conhecimento da Geometria, como também o envolvimento do núcleo gestor dando suporte necessário para que o projeto tivesse êxito. Acredito que os alunos não só aprenderam com a professora, como também com seus pais e colegas de sala.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS
Novo girassol saberes e fazeres do campo: matemática: ciências, 5º ano. 1º Ed.-São Paulo: FTD, 2014. (Coleção novo girassol saberes e fazeres do campo).
Para acessar o projeto dos alunos do quinto ano EMEIF SANTA LUZIA ACESSE:
Geometria -Professor por um dia FELIPE, CRISLAYNE, EVELLANY, GABRIEL https://www.youtube.com/watch?v=ziXGVIqzRQU
PROFESSOR POR UM DIA HANYEL QUINTO ANO EMEIF SANTA LUZIA
https://www.youtube.com/watch?v=PdoWHpVEfdY
Geometria Emeif Santa Luzia SEQUÊNCIA DIDÁTICA POLÍGONOS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS QUINTO ANO FUNDAMENTAL I PROFESSORES POR UM DIA
PROFESSORAS POR UM DIA TAMIRES E BRUNA QUINTO ANO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
https://www.youtube.com/watch?v=A15KR7Rk9Is
A LENDA DO TANGRAM # SIMONE PAULUKE
RESPONDENDO AS QUESTÕES DE GEOMETRIA ALUNOS DO QUINTO ANO FIND I#simone Pauluke
PROFESSORAS POR UM DIA KAROL E TAMIRES GEOMETRIA QUINTO ANO FUND I#simone Pauluke
BRUNA PROFESORA POR UM DIA GEOMETRIA QUINTO ANO FUNDAMENTAL I
PROFESSORA Simone Pauluke






























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Páginas

Postagens populares

Seguidores

BIBLIOTECA DA URCA CRATO CE

BIBLIOTECA DA URCA CRATO CE

CARIRI SHOPPING JUAZEIRO DO NORTE-CE

CARIRI SHOPPING JUAZEIRO DO NORTE-CE

VAMOS COMEMORAR

VAMOS COMEMORAR