IGREJA Evangélica
ASSEMBLEIA DE DEUS-TEMPLO CENTRAL
CAPACITAÇÃO PARA
PROFESSORES EBD
Superintendente:
Ev.Péricles Victor Galvão ; Vice: Osvaldo Monteiro
Profª: Simone Pauluke
Características das crianças de 4 e 5 anos
O professor da Escola Bíblia Dominical – EBD – deve
estar preparado para lidar com crianças de todas as idades. Um erro comum nas
escolas dominicais é o professor dar aula para crianças de 4 e 5 anos da mesma
forma que faz para crianças de 7 e 8. Não apenas a história, mas toda a aula
tem de ser preparada conforme a faixa etária das crianças. A liderança da EBD
deve formar professores capazes de entender como cada criança se comporta de
acordo com sua idade, isso irá proporcionar uma aula melhor e ainda vai ajudar
o professor a não se frustrar, pois preparar uma aula que não seja de acordo
com a idade dos alunos pode gerar uma aula desinteressante ou complexa demais.
Um professor que
não sabe o tempo de concentração das crianças pode achar que ele, professor,
está errado, quando na verdade é natural que as crianças da faixa etária de sua
sala não se concentre mais de dez minutos, por exemplo.
É fundamental que os professores
conheçam as características das crianças que está trabalhando para elaborar sua
aula da EBD. Escolher os cânticos, preparar a lição, as palavras, tudo deve
estar de acordo com esta faixa etária. Neste tópico, vamos apresentar as
características das crianças do pré-primário, ou seja, de 4 e 5 anos de idade.
Características físicas
Características físicas
As crianças de 4 e 5 anos são bem ativas,
gostam de atividades e até parecem que não vão parar nunca, mas na verdade,
esta explosão física tende a ser por pouco tempo. Elas se cansam facilmente.
Sabendo disso, o professor da igreja infantil deve estar preparado para
enfrentar situações nas quais as crianças queiram falar, correr ou brincar, sem
dar a menor atenção ao que está em sua volta. A boa notícia é que elas se
cansam facilmente. Tendo um pouco de sabedoria e paciência, o professor pode
usar isso a seu favor, dando às crianças um tempo para se cansarem.
Características mentais
As crianças de 4 e
5 anos tem uma tempo de atenção aproximado de 10 minutos, por isso, a
preparação da aula da EBD deve ser segmentada. Podemos dizer que as perguntas
mais frequentes das crianças de 4 e 5 anos são “como?” e “por quê?”.
Praticamente tudo o que elas ouvem e veem é novidade para elas, por isso, o
professor nunca deve achar que a criança já conheça alguma coisa. Ao montar a
lição, o professor deve se preparar para explicar alguns detalhes, como o que é
Israel, como as pessoas faziam antigamente para beber água, lavar roupa ou
preparar a comida.
Nesta faixa etária,
as crianças tem uma imaginação fértil e tomam quase tudo de forma literal. O
professor da EBD deve tomar cuidado com algumas expressões. A memorização dos
versículos deve incluir apenas versículos curtos.
Características sociais
Ao lidar com
crianças de 4 e 5 anos o professor deve estar preparado para lidar com algum
tipo de egoísmo, pois as crianças de 4 e 5 anos são egocêntricas. Não tão
extremas como as mais novas, mas ainda apresentam alguma dificuldade em
dividir. Nesta idade eles ainda estão aprendendo a dividir, compartilhar, por
isso, o professor não deve se irritar quando alguma criança demonstrar mais dificuldade
neste aspecto.
Além disso, eles
adoram alguns jogos domésticos e brincadeiras simples, como de perguntas,
carrinho e boneca.
Apesar da
personalidade egoísta, as crianças de 4 e 5 anos gostam de agradar. Uma boa
forma de o professor conquistar a criança é elogiá-las quando fizeram algo bom
ou correto.
Características espirituais
Esta é uma ótima
faixa etária para o professor da EBD ensinar sobre o Senhor, pois elas gostam
de aprender e são curiosas. Como elas gostam de agradar, são mais fáceis de serem
guiadas. Elas pensam em Deus de uma forma pessoal, e levam tudo para este lado,
por isso, é a idade ideal para começarem a aprender a orar. Elas vão pedir
sempre para Deus o que precisam e estão dispostas a agradecer, pois querem
agradar ao Senhor. São facilmente ensinadas a falarem de Deus para os colegas,
Já podem
compreender que errar por querer é pecado e podem ser ensinadas sobre isso.
Se você não sabe a
partir de qual idade uma criança pode aceitar Jesus, é exatamente nesta faixa
etária, 4 e 5 anos.
Dicas gerais
§ Ao responder as
perguntas seja direto e curto. Evite respostas longas pois elas não vão
entender, e vão facilmente perder o interesse pelo assunto
§ Ao escolher os
cânticos da EBD, escolha os que podem ser feitos gestos.
§ Você pode desenvolver
trabalhos manuais.
§ Crie oportunidades
para que eles tocam e examine as coisas. Como estão descobrindo o mundo, as
crianças de 4 e 5 anos são bem curiosas.
§ Enfatize que Deus é
nosso Pai. Essa relação é mais fácil deles aprenderem.
§ Já é possível ensinar
versículos bíblicos, mas que seja curtos e explique sempre o o significado das
palavras, assim como o que o versículo ensina.
§ Nesta faixa etária
já podem aceitar a Jesus como salvador.
§ Mude as atividades
a cada 5 ou 10 minutos, nas aulas da EBD. Se necessário faça pausas.
§ Utilize material
gráfico simples, visuais coloridos.
§ Uma ótima dica é
usar jogos em grupo.
§ Com essas dicas
simples, o professor da EBD consegue desenvolver melhor suas atividades.
Comportamento
infantil das crianças de 6 a 8 anos
As crianças de seis a oito anos de
idade são mais perceptivas e observadoras que as mais novas, no entanto
continuam ativos, o que nos leva a crer que prepara atividades de movimento
pode ser melhor para aproveitarem melhor a aula. A maioria das igrejas classifica
esta faixa etária como primários.
Características físicas
Assim como as
crianças de quatro ou cinco anos, esta faixa etária ainda abrange crianças
ativas, que gostam de atividades como correr, pular ou andar por algum tempo.
No entanto, elas logo se cansam, portanto, uma dica é o professor realizar
estes tipos de atividades antes de um momento que precise de silêncio ou
concentração.
Como elas se cansam
fisicamente, também, da mesma forma, ficam entediados com certa rapidez.
Realizar atividades longas ou preparar sempre as mesmas coisas não é uma boa
ideia. A ordem é não ter rotina para atividades para crianças de seis a oito
anos.
Um ponto importante
é que muitas deles ficam constantemente doentes. É importante o professor saber
lidar com crianças gripadas, com tosse, ou alergia. A igreja precisa estar
preparada para atender às necessidades médicas de uma ou outra criança nesta
situação, evitando classes sem acabamento, piso de cimento ou locais sem
ventilação, por exemplo.
O comportamento
infantil nesta faixa etária exige professores animados e dispostos, pois lidar
com crianças de seis a oito anos pode ser cansativo para algumas pessoas.
Características mentais
Como a maioria
nesta idade está aprendendo a ler, a leitura oferece um mundo novo para crianças
de seis a oito anos de idade. O professor do primário deve demonstrar
gosto pela leitura e estimular seus alunos a lerem. Eles vão adorar.
A mente ainda é bem
literal e precisam de exemplos concretos para entenderem alguma coisa. Ao dar
aulas de assuntos antigos, o professor deve se preparar para perguntas. É
indispensável o uso de material gráfico no primário. Mapas, cartazes, slides…
Uma oportunidade a
ser explorada é que eles já aprendem novas palavras com facilidade. Diferente
do pré-primário, nesta faixa etária não há tanta necessidade de repetição.
Características sociais
Talvez a classe dos
primários da igreja infantil seja onde o professor possa explorar melhor a
imaginação das crianças. Além disso, o conceito de turma, amigos e equipes já é
compreendido por elas, o que permite atividades em grupos com resultados
melhores do que na classe dos pré-primários. O comportamento infantil desta
faixa etária é ideal para a formação de vínculos de amizade.
As crianças de seis
a oito anos de idade gostam de crianças da mesma idade e têm facilidade em
criar amizades com um amigo especial. Costuma ser nesta faixa etária que
aparecem pela primeira vez o “melhor amigo”.
Nesta idade, elas
já não têm medo de bichos de estimação. Um cachorro, um gato ou passarinho
prendem a atenção das crianças de seis a oito anos por muito tempo e desperta
muita curiosidade.
Uma boa notícia
para o professor da igreja infantil que vá dar aulas no primário, é que as
crianças do primário buscam aprovação do professor. Elogios e incentivos
funcionam bem nesta classe.
Uma dica para o
professor é realizar tarefas não competitivas. As crianças de seis a oito anos
preferem se ajudar do que competir entre si, é uma característica forte de seu
comportamento infantil.
Características espirituais
O conceito de certo
e errado já está melhor trabalhado e o professor pode, facilmente, explicar o
que é certo e o que é errado. As crianças de seis a oito anos confiam nos
adultos.
Como elas gostam de
atividades físicas, elas começam a demonstrar mais gosto por histórias de ação
e aventura. Este estímulo condiz com o comportamento infantil delas.
Entre seis e oito
anos, as crianças já entendem bem o que significa que Jesus é o salvador, filho
de Deus. Alguns conceitos espirituais básicos já podem ser apresentados. Uma
ótima ideia é deixa-las orar. Elas já podem muito bem orar sozinhas.
As lições podem apresentar exemplos espirituais mais sérios, mais
maduros. O conceito de viver para Deus já pode ser desenvolvido nesta idade.
Dicas para o professor
Dicas para o professor
O comportamento
infantil das crianças de seis a oito anos de idade é bem ativo, o professor
pode desenvolver atividades de movimento. Mesmo que o professor não queira que
as crianças corram ou pulem, somente o fato de andarem, sair do lugar, já é
proveitoso e traz uma dinâmica para a classe.
A programação deve
conter atividades variadas a cada 10 ou 15 minutos. Uma história que dure mais
que este tempo já vai parecer chata e as crianças vão ficar entediadas.
Exemplos de outras crianças é um estímulo para que copiem. Outro exemplo que
compreendem fácil é a família. Falar de pai, irmãos e mãe é uma forma de fazer
com que compreendam melhor a lição.
Nesta faixa etária
elas já podem começar a procurar na bíblia por versículos e livros específicos.
Desenvolvimento
infantil de nove a onze anos
Para a maioria das igrejas evangélicas do Brasil, a
classe dos Juniores reúne alunos de nove a onze anos de idade. Quando falamos
sobre o desenvolvimento infantil entre nove e onze anos de idade, estamos
lidando com crianças que já passaram pela idade das perguntas, pré-primário, e
da ação, primário, e estão na chamada idade da energia. Os professores que
lidam com os juniores devem estar preparados para lidarem com crianças que já
podem desafiar o professor com perguntas mais elaboradas e exigem um pouco mais
de profundidade no aprendizado, principalmente, quando falamos de crianças que
já estão na igreja há anos e conhecem as históricas bíblicas de uma forma mais
geral. Não adianta contar histórias superficialmente ou elaborar um plano de
ação sem tanto esforço. Por outro lado, agora elas já conseguem se concentrar
por mais de 15 minutos e as atividades podem demorar um pouco mais.
Características físicas
Ao falarmos dos
primários, crianças de seis a oito anos, vimos que eles gostam de atividades
mais vigorosas, porém se cansam rapidamente; agora, ao falarmos do
desenvolvimento infantil dos juniores, estamos lidando com uma faixa etária que
exige constantes mudanças, novidades. De uma forma geral, são crianças mais
saudáveis, permitindo que o professor realize atividades variadas, como correr,
pular, sem ter que ficar se preocupando tanto com cada indivíduo, como tem que
ser no pré-primário e primário. Também é interessante realizar atividades ao ar
livre.
Elas gostam de
passatempo e atividades fora de rotina, em locais diferentes. Se interessam por
aventuras e já começam a ser independentes.
O professor deve
compreender que nesta idade as crianças ainda são desordeiros, por isso, é
preciso paciência. Esta característica faz parte do desenvolvimento infantil
desta faixa etária.
Características mentais
Nesta idade, as
crianças estão prontas para receber novos conhecimentos. O desenvolvimento
infantil de 9 a 11 anos é favorável à memorização. Ao trabalhar na igreja
infantil, com a classe dos juniores, o professor deve explorar ao máximo esta
capacidade de memorização para ensinar assuntos novos e introduzir um
conhecimento bíblico mais aprofundado.
Com a concentração
mais apurada, crianças de nove a onze anos tendem a ser mais interessadas aos
problemas da rotina. Gostam de piadas e truques, além de serem muito criativos.
Estas crianças
também gostam de colecionar coisas. É um bom motivo para o professor se
empenhar em criar lembranças e brindes.
Características sociais
Estão na melhor
idade para participarem de competições, pois tendem a ser leais e justos nas
brincadeiras. Além disso, já começam a ter uma percepção social mais parecida
com a dos adolescentes, por isso, gostam de ser reconhecidos pelos amigos e de
participar de atividades com a turma. Eles já estão desenvolvendo o conceito de
imparcialidade, por isso, os jogos podem ser muito bem explorados nesta faixa
etária, evidenciando o papel do árbitro, para que aprendam a tomar decisões
imparciais.
Outro fator
importante do desenvolvimento infantil que o professor da igreja infantil
precisa saber, é que eles gostam de heróis nesta idade.
Características espirituais
Os conceitos
básicos do cristianismo e as doutrinas da igreja já podem ser ensinadas a estes
pequeninos. Aqui já começam a fazer perguntas mais simples sobre o
cristianismo. Aqueles que já estão a algum tempo na igreja irão fazer perguntas
baseadas no que viram ou ouviram na igreja.
As crianças de nove
a onze anos de idade já apresentam desejo de crescimento espiritual. Orar, ler
ou adorar são assuntos que já podem ser ensinado, eles vão entender sem muita
dificuldade.
Em relação às
pessoas, os juniores estão dispostos a ajudá-las, e podem ser testemunhas, pois
desejam fazer o que é certo e sente empatia pelos demais.
A comparação das
histórias e curiosidades podem ser bem exploradas, pois o desenvolvimento
infantil das crianças de nove a onze anos permite este tipo de informação.
Dicas
Com uma mentalidade
mais amadurecida, já podem procurar na bíblia algumas respostas para suas
dúvidas. Se o professor quiser, podem dar algumas lições que exijam uma
resposta baseada na bíblia. Logicamente, o professor deve indicar onde
encontrar a resposta, mas o aluno dos juniores já são capazes de interpretar os
textos mais simples.
Uma dica para o
professor que vai lidar com esta faixa etária é a realização de jogo de
perguntas e respostas, preferencialmente, que o aluno precise manusear a bíblia
para saber responder.
Já conseguem
realizar devocionais. O professor pode explicar, de forma clara e simples, os
objetivos do devocional e já pode mostrar com fazer.
Nesta faixa etária,
os líderes da igreja infantil também já podem planejar atividades fora da
igreja.
Conhecendo bem as
principais características do desenvolvimento infantil das crianças de nove a
onze anos o professor pode explorar bem atividades físicas, lúdicas e jogos e
competições de forma adequada para esta faixa etária.
FONTE EM 01/10/2018 http://www.materialgospel.com.br/seja-um-bom-professor-da-aula-dominical-infantil/
Nenhum comentário:
Postar um comentário