1º Trimestre de 2019
Objetivos: Os alunos deverão reconhecer que Deus cumpre o que promete — mesmo quando demora a acontecer; e identificar as principais características de Simeão e Ana como servos de Deus fiéis.
É hora do versículo: “Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação” (Lc 2.30).
Nesta lição, os alunos aprenderão, através da história de Simeão e Ana que aguardaram durante muitos anos a promessa do Senhor se cumprir, que devemos sempre ser pacientes. Nesta fase, as crianças não conseguem esperar por muito tempo, não conseguem ficar muito tempo paradas para ouvir uma história, a não ser que algo lhes chame a atenção, e assim elas mostrarão interesse. O professor deve estar atento a isso e tornar sua aula mais atrativa, principalmente no momento da história bíblica. A história é a mensagem; as palavras, o instrumento e o contador, o artista.
Contar histórias não é o mesmo que dramatizar. A dramatização é algo diferente. Contar uma história é compartilhá-la de forma simples e direta. Em sua sinceridade, os gestos e expressões faciais naturais do artista contador de história transmitirão a história que ele conhece e tanto ama, que se tornou parte de si mesmo. Por este motivo, o professor deve conhecer muito bem a história que está contando.Contar histórias para crianças pequenas exige uma qualificação ainda maior. A percepção refinada das palavras e o amor pela história não são suficientes. O professor artista deve estudar a mente das crianças. Observar o uso próprio que fazem das palavras e ser capaz de se comunicar nas coisas mais comuns, para que também tenha capacidade de transmitir-lhes sua história apropriadamente.
Não se esqueça que enquanto professor de Escola Dominical, você não conta meramente uma história, mas você ensina uma lição. E hoje seus alunos devem sair de sua aula sabendo que Deus é fiel e cumpre o que diz. Por isso nunca devemos perder a esperança nEle, mesmo quando algo demora a acontecer.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância
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