O VLT do Cariri, também conhecido como Metrô do Cariri, é um meio de transporte público em formato de VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) que atua na Região Metropolitana do Cariri contemplando os municípios de Crato e Juazeiro do Norte, no estado do Ceará. O sistema operado pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, empresa de capital social capitaneada pelo Governo do Estado do Ceará e tem como atual presidente Eduardo Hotz. [1]. Fundada em 2 de maio de 1997, a companhia é responsável pela administração, construção e planejamento metroviários no estado do Ceará, estando presente nos sistemas de Sobral, Cariri e Grande Fortaleza.
Foi o primeiro do Ceará a entrar em operação por meio da CCTM, com o inicio de suas operações em fase experimental no dia 1 de dezembro de 2009.[2] O sistema possui 9 estações e uma linha de 13,6 km de extensão. A expectativa era que se transportasse cerca de 5 mil usuários por dia, numero três vezes maior do que os 1,3 mil usuários transportados atualmente.[3]
Sua implantação remodelou 13,6 km de malha ferroviária existente, recuperando a via permanente e retificando seu traçado para que as composições possam atingir maior velocidade entre as estações. Em Juazeiro foram construídas cinco estações e no Crato mais quatro. O custo inicialmente previsto para a implantação deste projeto era de R$ 13.223.522,32, valor posteriormente atualizado para R$ 25.190.720,90[4].
Em uma futura fase esta linha será estendida até o município de Barbalha, ao sul de Juazeiro do Norte.[5]
ÍndiceHistória[editar | editar código-fonte]
No final de 2006, o então governador do Ceará Lúcio Alcântara anunciou a construção do Trem do Cariri, posteriormente rebatizado de Metrô do Cariri. A inauguração estava prevista para fevereiro de 2007, porém em janeiro as obras foram paralisadas em virtude da mudança do governador do estado, somente sendo retomadas em junho de 2007.
O VLT do Cariri foi inaugurado oficialmente em 1 de Dezembro de 2009, e atualmente se encontra em operação comercial com tarifa de 1 (um) real, funcionando em horário integral.
Linhas[editar | editar código-fonte]
Atualmente apenas uma linha opera no VLT do Cariri, e mais uma em projeto.
Linha Central[editar | editar código-fonte]
Esta linha conta com um total de 9 estações [6] e uma extensão total de 13,6 km formado em sua totalidade por vias em superfície, lingando as cidades de Crato e Juazeiro do Norte.
Linha Sul[editar | editar código-fonte]
Pouco ainda se sabe sobre essa linha, apenas que ela irá ligar as cidades de Juazeiro do Norte e Barbalha.
Características[editar | editar código-fonte]
Os veículos deste sistema possuem a velocidade máxima de 80 km/h e trafegaram a uma velocidade média de 60 km/h. A bitola desta linha é métrica em via singela e o combustível dos trens é o diesel.
Frota[editar | editar código-fonte]
A frota é composta por duas composições. Elas são do tipo VLT com capacidade para transportar até 330 passageiros por composição que são formadas por 2 carros climatizados com sistema de ar-condicionado. A velocidade operacional é de 40 km/h dentre as estações, com restrição de 20 km/h nas passagens de níveis (PN´s) e a tração é a diesel hidráulico mecânico.
Estas composições estão em circulação por meio da Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda, com sede no município de Barbalha e galpão de armazenagem dos carros num dos pontos da via férrea de Crato.
No período de romarias o número de carros dobra por conta da demanda.
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sexta-feira, 19 de julho de 2019
METRÔ DO CARIRI DE JUAZEIRO Á CRATO
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