Dicas para quem precisa montar uma EBF.
Outro dia recebi um email interessante, que dizia mais ou menos o seguinte:
...“Pastor, moro longe de tudo, minha igreja é pobre, não disponho de material algum e tenho que montar uma EBF. SOCOOOOORRO!!!
Dentre as respostas que poderia dar a esta irmã, confesso que duas passaram por minha cabeça: 1) “irmã, ore para Jesus voltar antes da sua EBF”. Ou, 2) vamos pensar um pouco e correr atrás do que for possível compartilhar para que esta EBF aconteça, pois EBF é um momento muito importante na vida de uma igreja, principalmente para as crianças. Conheço muitas delas salvas por Cristo através do importante ministério da Escola Bíblica de Férias. Então, enquanto o Senhor não voltar, vamos nós trabalhar, somos servos de Deus procurando conduzir os pequeninos a Ele!
Se você recebeu a incumbência de preparar uma EBF, que bom! Louve a Deus por isto e abrace este desafio como uma grande oportunidade para a sua vida. Em primeiro lugar, saiba que o Senhor é fiel e haverá de suprir cada uma das suas necessidades, em Cristo Jesus.
Ousaria sugerir algumas dicas para quem está na mesma situação desta irmã que me escreveu:
1. Além de orar, comece a pesquisar temas logo cedo.
Dê uma olhada em revistas de Escolas Bíblicas Dominicais antigas, entre em sites procurando pelo nome "EBF" ou "Vacation Bible School" (que é EBF em inglês) e Se você não dominar o inglês tão bem, peça a alguém que conheça melhor o idioma para ajudar-lhe. Hoje com o recurso da internet, muita coisa boa pode ser encontrada. É claro que preciso dizer que “nem tudo que reluz é ouro”, daí, muita coisa nesta pesquisa via internet precisa ser filtrada bem, até porque grupos sectários também recorrem aos nossos recursos (o diabo sempre procura imitar as coisas de Deus e do povo de Deus). Não abrace qualquer conteúdo. Pergunte: é bíblico? É cristocêntrico? A doutrina é cristalina e está de acordo com os padrões e princípios da Palavra de Deus? Havendo dúvida, converse com seu pastor a respeito, ou com algum irmão e irmã que prime pela sã doutrina. Não consulte e chegue a conclusões de montar ‘uma EBF que viu na internet’ sem antes tomar essas precauções, ok?
2. Procure informações com igrejas maiores da sua região.
Sempre tem uma igreja disposta a ajudar, por perto. Se der, faça uma visita, marque com a pessoa responsável pelo Departamento Infantil daquela igreja e procure mesmo se inteirar. Muitas igrejas guardam fotos, roteiros de EBFs. Etc.
3. Planeje a sua EBF!
Uma boa EBF começa pelo menos quatro meses antes! Pare, coloque idéias no papel, planeje tudo: horários; quem ficará responsável por quê; quem cuidará da recepção, do lanche; por contar as histórias, quem comandará as brincadeiras. A SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina) mais uma vez é um auxílio de Deus nessas horas. Converse com as querida irmãs da SAF, que têm experiência (muitas delas lecionam ou lecionaram a crianças), sabem promover encontros emocionantes, enfim. A SAF pode também ajudar, além da UPA e UMP.
4. Trabalhe em equipe!
Monte a sua equipe. Ouça a sua equipe. Planeje junto. Convide jovens e adolescentes dispostos para ajudar. Sempre haverá alguém levantado pelo Senhor para ajudar-lhe. Faça reuniões sistemáticas à medida que o tempo da EBF for chegando e uma escala de alvos e de soluções para se atingir este alvo (marque em uma cartolina na parede, por exemplo: quem ficou responsável por tal área, e vá anotando ali as conquistas - ou não - para se buscar outras soluções; o que tem que ser feito ainda, enfim, ali estará o organograma da EBF..
5. Para o tempo de brincadeiras
Sugiro que também se faça pesquisa na internet. Dê uma olhada nos sites sobre brincadeiras com bola, por exemplo. É incrível como com um simples e até único objeto como uma bola, muitas brincadeiras divertidas podem acontecer. Vise as brincadeiras coletivas. Procure também a escola perto da sua casa, vá à biblioteca do colégio ou municipal, fale com professores de Educação Física ou recreadores crentes, e você poderá anotar muitas brincadeiras boas. Crianças podem dar dicas de brincadeiras, também. Faça até um “desafio”: coloque uma folha na mão de muitas delas com a seguinte frase: as brincadeiras que eu gosto! Elas poderão anotar muitas coisas e dali poderão surgir ideais para este momento também importante em uma EBF.
6. Não procure fazer algo muito complicado.
Às vezes a gente se frustra e até se arrebenta todo emocionalmente, porque procura fazer uma EBF “super-super”! Em tempo, não estou dizendo que você não se empenhe ou que a sua equipe não se esforce para realizar "aquela EBF inesquecível", não é isso. Creio que todos devam render ao máximo dentro da capacidade, potencial e dons - principalmente - que Deus lhes deu. Apenas digo que muitas vezes a EBF torna-se um fim em si mesma, ou seja: corre-se tanto para preparar o evento e para tornar o evento "super", que o foco fica todo perdido: a salvação e edificação de crianças, o entrosamento, a comunhão, a aproximação de vizinhos e de crianças que ainda não freqüentam a igreja.... Enfim. Com planejamento, dedicação e sem pompas de "super EBF pela EBF" o seu trabalho no mês da EBF poderá ficar mesmo inesquecível é na mente e coração das crianças, que é o que importa! Organização, bons estudos, equipe disposta e preparada, oração e principalmente o ensino e aplicação da Palavra de Deus, e sua EBF já estará pronta e será inesquecível para a criança que dela participarem. Você e eu nos lembramos constantemente de EBFs que participamos quando crianças, não? Lembramos nem tanto da “pompa” mas da Palavra que ficou e edificou.Por hora, seriam estas pequenas dicas que compartilho aqui.
Extraído do site:ucp.ipb.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário