Powered By Blogger

sábado, 14 de dezembro de 2019

BELEZAS DA CHAPADA DO ARARIPE GEOSSÍTIO CACHOEIRA DE MISSÃO VELHA

Hoje tive o privilégio de conhecer mais um Geossitio da Chapada do Araripe.a Cachoeira de Missão Velha . Porém não tinha água.Para ver a queda da cachoeira é bom ir no tempo das chuvas que vem com toda força no mês de janeiro. Muito lindo o local e de fácil acesso .De Juazeiro do Norte até lá são 38 Km . A pista tem asfalto e é plana . Os moradores do local costumam fazer caminhadas do centro da cidade até cachoeira a partir das 16:00 da tarde.
Localizado no Sítio Cachoeira, a 3km da sede do Município de Missão Velha, este geossítio caracteriza-se por quedas d’água, com aproximadamente 12 metros de altura, formadas pelo Rio Salgado.
Este geossítio está inserido no Parque Natural Municipal da Cachoeira de Missão Velha
História
A história do Geossítio Cachoeira de Missão Velha é relacionada ao contexto da escassez da água no Sertão. Pois lá era um dos poucos lugares onde se podia encontrar água durante todo o ano. Como marco de grande beleza paisagística, o Geossítio costuma chamar atenção de quem passa por esse ponto.. Existem vestígios de populações indígenas, neste lugar, que remontam a tempos pré-históricos. Provavelmente serviu de lugar de cerimônias destes povos nômades que não costumavam se fixar num único ponto. Em alguma distância da cachoeira, encontram-se restos de casas de pedra que remetem a uma primeira fase de colonização do Cariri, a partir do século XVII. A Cachoeira, também é citada com ponto de encontro entre cangaceiros, os bandidos que marcaram a história do Sertão, no início do século XX.
Aspectos Geológicos
A rocha sedimentar deste geossítio é o arenito da formação Cariri, com aproximadamente 420 milhões de anos (Período Siluriano). Os sedimentos arenosos que originaram este arenito foram depositados quando a região, que corresponde hoje ao sul do Ceará, foi invadida por águas de um mar raso, antecedendo a formação da Bacia Sedimentar do Araripe.
@ Cachoeira de Missão Velha


Vamos esperar as chuvas de janeiro pra voltar e ver a Cachoeira de Missão Velha transbordar.Esse Geossitio faz parte da Chapada do Araripe 🍁🌼De Juazeiro do Norte a Cachoeira de Missão Velha são 38km Por aqui habitavam os índios Cariris, passou por aqui também os Cangaceiros.Um lugar encantador Vale a pena conhecer na época das chuvas .

































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Páginas

Postagens populares

Seguidores

BIBLIOTECA DA URCA CRATO CE

BIBLIOTECA DA URCA CRATO CE

CARIRI SHOPPING JUAZEIRO DO NORTE-CE

CARIRI SHOPPING JUAZEIRO DO NORTE-CE

VAMOS COMEMORAR

VAMOS COMEMORAR