Powered By Blogger

sábado, 14 de dezembro de 2019

GEOSSÍTIO FLORESTA PETRIFICADA


conhecer mais um GEOSSÍTIO DA CHAPADA DO ARARIPE
GEOSSÍTIO FLORESTA PETRIFICADA. Porém como é uma área restrita não deu para visitar o local. Assim que puder quero ver tudo que há de bonito nesse local que guardam vestígios do período Jurássico.O Geossítio Floresta Petrificada do Cariri está localizado no Sítio Olho D’água Comprido, a 6km a sudeste de Missão Velha, na localidade conhecida como Grota Funda. O geossítio guarda um tesouro paleontológico de valor incalculável, que tem especial importância para o estudo da paleobotânica e da evolução geológica.
A Floresta Petrificada do Cariri encontra-se, hoje, numa área rural de pouca densidade populacional. A terra é usada para plantio e pastagem de gado, e faz parte do semiárido, ou seja, área com escassez de água. Em tempos pré-históricos, no entanto, já era cenário de uma densa floresta, com árvores abundantes e água.
Aspectos Geológicos
O Geossítio Floresta Petrificada do Cariri é um importante ponto de atração geoturística, oferecendo um excelente conteúdo científico-didático. Constituído por uma área de erosão (ravina) que mostra camadas de rochas avermelhadas, o arenito da Formação Missão Velha, com cerca de 8m de espessura, onde ocorrem fragmentos de troncos petrificados com aproximadamente 145 milhões de anos.
Os fósseis de troncos petrificados evidenciam que, naquela época (Período Jurássico), existiam na região colinas cobertas por florestas recortadas por rios que transportavam os troncos caídos e que eram depois depositados em meio às areias e argilas, sendo fossilizados (petrificados) ao longo do tempo geológico.
O Que Visitar
Paredão rochoso
Troncos fósseis














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Páginas

Postagens populares

Seguidores

BIBLIOTECA DA URCA CRATO CE

BIBLIOTECA DA URCA CRATO CE

CARIRI SHOPPING JUAZEIRO DO NORTE-CE

CARIRI SHOPPING JUAZEIRO DO NORTE-CE

VAMOS COMEMORAR

VAMOS COMEMORAR