Olá professores do segundo ano fundamental I, o SPAECE
( Sistema Permanente de Avaliação Externa do Ceará) está se aproximando, abaixo tem o vídeo e o link, da aula que ministrei para os meus alunos, e escrevi como trabalhei em sala de aula utilizando os descritores :
https://www.youtube.com/watch?v=q3xbA1KbMoM&t=44s
EIXO 1: APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA - HABILIDADES RELACIONADAS À IDENTIFICAÇÃO
E AO RECONHECIMENTO DE ASPECTOS RELACIONADOS À TECNOLOGIA DA ESCRITA.
D04 Identificar o espaçamento entre palavras na segmentação da escrita
D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra
D18 Reconhecer o tema ou assunto de um texto lido.
D21 Reconhecer o gênero discursivo.
D22 Identificar o propósito comunicativo em diferentes gêneros
DE AULA PASSO A PASSO PARA A TURMA DO SEGUNDO ANO FUNDAMENTAL I.
ATIVIDADE PARA UMA SEMANA
TEXTO: SOPA DE BALEIAS
MÊS DE SETEMBRO DE 2019
METOLOGIA
Pedir r para que os alunos ler em dupla o texto.
Após a professora solicita para que os alunos circulem a primeira e a última palavra do texto.
Numerar os parágrafos. Ler o primeiro parágrafo e identificar quantas frases há nessa primeira leitura. Após circular cada palavra e pintá-las. No segundo parágrafo pintar cada frase com uma cor. Retirar a palavra baleia e codificá-la, separando-a e circular a sílaba inicial, medial e final e encontrar rimas, formando novas frases como: exclamativas, interrogativas e afirmativas.
Tarefa de casa solicitar uma produção textual sobre um acontecimento marcante, essa atividade serve para consolidar o gênero RELATO PESSOAL. No dia seguinte cada um vai ler seu relato. A professora fará as intervenções e correções. Após solicitar para fazer um belo desenho da história lida.
NA CULMINÂNCIA trabalhar o gênero INSTRUCIONAL, ORIGAMI confecção do barco e da baleia, onde os alunos desenharão a história e contarão através da dobradura.
Professora Simone Pauluke Emeif Santa Luzia
Sítio Lagoa Barbalha -CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário