5.1 - Preparação dos Planos
A PREPARAÇÃO consiste em se formular objetivos claros e a previsão de todos os passos necessários para alcançá-los;
O ACOMPANHAMENTO visa a forma de atuação do professor e o aprendizado do aluno;
O APRIMORAMENTO busca a avaliação do alcance dos objetivos traçados.
O Planejamento de ensino insere-se na execução, não pode ser visto como atividade estanque, abrange a participação dos elementos envolvidos no processo educacional.
Planejamento Educacional - nível superior em termos de planejamento.
Prevê estruturação e funcionamento do sistema educacional global; Compete aos Ministério da Educação e aos seus órgãos subordinados em escala federal, estadual e municipal;
Compete ao Conselho Federal de Educação preparar e fixar o currículo mínimo e carga horária dos cursos superiores e pela definição de critérios para autorizar funcionamento e reconhecimento destes; Cabe-lhes ainda definir critérios para formação e aceitação de docentes para o ensino superior.
Cabe aos Conselhos Estaduais controlar estabelecimentos de ensino isolados de ensino vinculados ao poder público estadual e municipal, Planejamento Curricular - Desenvolvido no âmbito da escola, visa concretizar os planos estabelecidos no Planejamento Educacional; Sendo multidisciplinar envolve todo o corpo docente a direção e especialistas. Resume-se em planos para alcance dos objetivos da escola;
Requer continuo estudo de todos os fatores que influenciam a escola, tendo assim caráter permanente;
Planejamento De Ensino - Desenvolvido basicamente a partir da ação do mestre; Compete ao professor definir os objetivos a serem alcançados, desde seu programa de trabalho até eventuais e necessárias mudanças de rumo;
Cabe ao professor diagnosticar: objetivo a ser alcançado - conteúdo da matéria - estratégias de ensino e de avaliação., e, agir de forma a obter um retorno de seus alunos no sentido de redirecionar sua matéria;
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